2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Servidores da Educação de Maceió retomam atividades e aulas presenciais em 23 de agosto

Quem estiver com problema de saúde e não puderem voltar ao trabalho presencial, deve apresentar atestado médico e ser avaliado por peritos da Prefeitura

Retorno as aulas seguirá todos os protocolos sanitários e orientações pedagógicas necessárias. Foto: Thiago Guimarães/Ascom Semed

As aulas híbridas iniciam no dia 23 de agosto e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), construiu o Guia Orientador de Protocolos para as Unidades de Ensino da Rede Pública de Maceió, com orientações sanitárias e pedagógicas para um regresso seguro às aulas.

O documento apresenta aspectos gerais a serem considerados acerca da execução do retorno, apontando providências como elaboração de planos de ação e descrição de protocolo de segurança sanitária, bem como planejamentos específicos, considerando a avaliação diagnóstica e a recuperação das aprendizagens nas etapas e modalidades educacionais.

A prefeitura de Maceió também já determinou a retomada do trabalho presencial de servidores da educação. O decreto da Semed foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (5).

Educação operacionaliza formas de assegurar a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino no atual cenário pandêmico. Foto: Ascom Semed

A determinação se refere aos trabalhadores que ficam na Semed e nas unidades escolares da rede municipal de ensino. As atividades presenciais estão suspensas há mais de um ano, por causa da pandemia do coronavírus.

A portaria não explica se os trabalhadores devem ter a vacinação completa, mas determina que as gestantes devem permanecer em teletrabalho, sem prejuízo de sua remuneração, durante todo este período de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, conforme lei federal de maio deste ano.

Já os servidores que estiverem com problema de saúde e não puderem voltar ao trabalho presencial, devem apresentar atestado médico e passarem por uma avaliação da Perícia Médica Oficial do Município.