20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesi e Cordial lançam programa voltado à saúde cardíaca do trabalhador

Coração da Indústria vai atuar no diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares

Divulgação

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Cordial Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas lançam, nesta quinta-feira (24), o programa Coração da Indústria. A cerimônia acontecerá durante a reunião da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió.

A iniciativa, inédita em Alagoas, tem como objetivo reduzir o déficit na oferta de procedimentos voltados ao diagnóstico precoce, prevenção e tratamento de doenças cardíacas entre os trabalhadores da Indústria.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte do Brasil, atingindo cerca de 30% da população brasileira e um dos maiores motivos de afastamento do trabalho. Em Alagoas, 90% da população dependem, exclusivamente, do Sistema Único de Saúde (SUS) para se tratar.

Com o slogan “Você é o coração da Indústria: Cuide do seu amigo do peito”, o programa consistirá na triagem entre os industriários, identificando aqueles que têm doenças cardiovasculares e encaminhando para um acompanhamento específico.

Esse diagnóstico será feito por meio de visitas às empresas para aplicação de questionário, pesagem, índice de massa corporal (IMC), avaliação com médico clínico geral. Depois da avaliação, os casos que precisam de intervenção mais específica – serviço de clínica médica, cardiologia e exames complementares – serão encaminhados para as clínicas Sesi.

Os trabalhadores da Indústria que apresentarem alguma comorbidade serão encaminhados à Casa do Coração, por meio do SUS, onde contarão com o acompanhamento de profissionais especializados. Ao final, os empresários recebem um relatório com o perfil epidemiológico da empresa, com sugestões de melhorias na promoção da saúde do trabalhador e palestras educativas.