17 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

SSP/AL apresenta programa Pessoa Idosa Protegida para conselheiros do CEDPI

Apresentação ocorreu, na sede da SSP, no Centro de Maceió, durante reunião ordinária do colegiado

Apresentação do Programa Pessoa Idosa Protegida ocorreu na sede da SSP, no Centro de Maceió. Fotos: Roberison Xavier / Ascom SSP

Durante a reunião ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Alagoas (CEDPI/AL), a Secretaria de Estado da Segurança Pública apresentou informações e o fluxograma do Programa Pessoa Idosa Protegida, que é coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da pasta. O encontro foi realizado na sede da SSP, no Centro de Maceió, na manhã desta terça-feira (30).

Na explanação, o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, também reforçou a importância do trabalho em prol do público-alvo, falou sobre as ações de combate à violência contra idosos e também divulgou dados das visitas e fiscalizações desempenhadas pelas equipes das forças policiais.

O oficial ainda enalteceu o apoio da população nas ações do programa, que tem realizado diversos resgates em todo o estado.  “O Programa Pessoa Idosa Protegida é um grande troféu que cada um aqui pode ver e compartilhar com a sua família, pois nós temos sim, aqui em Alagoas, algo que de fato vem tentando proteger a pessoa idosa. Não é fácil fazer segurança pública, mas com a nossa filosofia temos tido cada vez mais força. Buscamos a partir daqui também contarmos com a ajuda dos conselheiros para enfrentar ainda mais este tipo de violência”, afirmou o capitão Alex.

A presidente do CEDPI/AL, Marta Marisa Lins, elogiou o trabalho preventivo e repressivo desenvolvido pelas forças de segurança em favor da pessoa idosa.  Ela disse ainda que a aproximação junto à SSP vai ampliar ainda mais o combate às violências.

“Essa foi uma apresentação de extrema necessidade, considerando que trabalhar a questão da violência não é fácil. Para a gente ter um programa hoje nesse nível, é de muita importância para a população idosa. A apresentação é o início de uma capacitação, na questão da violência, para todos os conselheiros que estão renovando a gestão do nosso colegiado nos próximos dois anos”, concluiu ela.