7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Técnico da Espanha é demitido às vésperas da estreia da Copa

Federação respondeu à decisão do treinador de comandar o Real Madrid após o Mundial da Rússia

A federação espanhola de futebol anunciou nesta quarta-feira (13) que Julen Lopetegui foi demitido de forma imediata e não comandará a seleção na Copa do Mundo. A decisão foi tomada a dois dias da estreia do país, na sexta, contra Portugal, e é uma resposta à decisão do treinador de comandar o Real Madrid após o Mundial da Rússia, anunciada na terça-feira.

A decisão foi tomada após uma reunião entre o comandante espanhol, o presidente da Federação, Luis Rubiales, Sergio Ramos, Iniesta e Piqué. Poucos minutos depois, a Federação Espanhola anunciou Fernando Hierro como técnico da Fúria durante a competição.

Luis Rubiales, presidente da federação, destacou em coletiva de imprensa que a escolha de Lopetegui era legítima, mas que a forma como foi feita a negociação com o Real Madrid inviabilizava a continuidade do treinador à frente da seleção espanhola.

Embora tenha ouvido clamores dos atletas para a continuidade do treinador, Luis Rubiales disse que a decisão de demitir o treinador não prejudicará o desempenho dos atletas.