21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Termina nesta quinta o prazo para 326 mil eleitores justificarem ausência

Aqueles que não votaram precisam regularizar sua situação eleitoral.

São exatamente 326.479 eleitores alagoanos que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano, em 7 de outubro, e agora só têm até esta quinta-feira (6) para justificar a ausência. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aqueles que não votaram precisam regularizar sua situação eleitoral.

A quitação eleitoral é exigida para posse em cargo público, matrícula em instituições de ensino superior e emissão de passaporte, por exemplo. No caso de servidor público, a regularidade eleitoral é condição para recebimento do salário. Após três ausências consecutivas às urnas, o eleitor tem o título cancelado.

A justificativa pode ser feita pela internet, no Sistema Justifica, onde o eleitor precisa preencher o formulário online, declarar motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O eleitor também pode ir a um cartório eleitoral, preencher o formulário disponível nesses locais e nos portais dos tribunais eleitorais.

Fora do país

Os brasileiros residentes no exterior inscritos para votar, mas que não compareceram às urnas, também precisam justificar a ausência, com o requerimento de justificativa eleitoral acompanhado de cópia de documento oficial brasileiro de identidade e da comprovação do motivo da ausência.