20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Terror: Bolsonaristas incendiaram 10 veículos e tentaram jogar ônibus de viaduto

PM reprimiu o vandalismo com gás de pimenta e munição não letal

Manifestantes tentaram jogar ônibus em fogo de cima de um viaduto

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram jogar um ônibus de cima de um viaduto em Brasília, nesta segunda-feira (12/12). Os manifestantes também incendiram ao menos dez veículos.

O conflito começou quando a Polícia Federal prendeu o cacique Serere Xavante, indígena bolsonarista, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Xavante foi um dos integrantes do grupo que invadiu a sala de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília no dia 2 de dezembro.

Inconformados com a detenção de Serere, os manifestantes tentaram invadir a sede da PF na capital federal. A Polícia Militar foi chamada para tentar controlar a situação e precisou usar spray de pimenta e munição não letal contra os bolsonaristas.

Após o confronto, os participantes dos atos fecharam ruas, atearam fogo em carros e ônibus e quebraram placas e lixeiras nas ruas. Vídeos difundidos nas redes sociais mostram os vândalos armados com pedaços de pau.

Os protestos de grupos bolsonaristas duram desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, em 30 de outubro.

Os eleitores de Bolsonaro não aceitam a derrota para Lula nas urnas e pedem intervenção militar do Exército na política para que o atual presidente da República continue no poder.