20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

TRE confirma que Dantas segue candidato e STJ julgará quinta afastamento do governador

Governador de Alagoas foi o principal alvo da PF em operação nesta quinta e foi afastado do cargo por 180 dias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que, mesmo afastado por 180 dias após operação da Polícia Federal, o governador Paulo Dantas segue na disputar a reeleição em segundo turno, no dia 30 de outubro.

O candidato à reeleição ao governo de Alagoas pode, inclusive, dar continuidade à campanha eleitoral. A gestão como governador, no entanto, estará por conta de José Wanderley, vice de Dantas.

Dr. Wanderley formou chapa ao lado de Dantas eleição indireta realizada pela Assembleia Legislativa de Alagoas, após a saída do governador Renan Filho, hoje senador. Dr. Wanderley foi eleito deputado estadual nas eleições deste ano e deve assumir o cargo legislativo em 2023.

STJ

Com o governador afastado, o pleno do STJ vai avaliar se o impede ou não de disputar o segundo turno. Isso a pedido do Ministério Público Federal, que quer também prisão.

A presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, convocou uma sessão extraordinária do plenário, na quinta-feira, para analisar a decisão de afastamento do governador de Alagoas.