7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Trump e Kim assinam declaração conjunta de desnuclearização

Presidente dos Estados Unidos e líder da Coreia do Norte fazem acordo histórico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram uma declaração conjunta em Singapura, que estabelece como meta a desnuclearização completa da península coreana. O presidente dos EUA afirmou também que dará garantias de segurança ao regime de Kim.

Trump afirmou que os EUA vão parar os exercícios militares na Coreia do Sul. “O que vamos fazer é parar os ‘jogos de guerra’ e vamos economizar bastante dinheiro com isso.”

O documento após uma histórica cúpula de mais de quatro horas entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano afirma que os dois países se comprometem em cooperar para desenvolver novas relações e para a “promoção da paz, prosperidade e segurança”.

Apesar dos compromissos, o texto é vago, e não informa o formato ou o prazo em que a desnuclearização será feita nem detalha quais seriam as “garantias de segurança” dos EUA à Coreia do Norte.

O documento estabelece que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reunirá na “data mais próxima possível” com um alto funcionário norte-coreano para continuar o diálogo bilateral sobre a desnuclearização.