21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

TSE: Bolsonaro será diplomado nesta segunda

Diplomas são assinados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, será diplomado  com seu vice Hamilton Mourão nesta segunda-feira (10), em cerimônia em Brasilia, às 15h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os diplomas são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que abre a sessão solene e indica dois ministros para conduzirem os eleitos ao plenário.

A posse foi adiantada em uma semana por causa da retirada da bolsa de colostomia do presidente eleito. A operação seria nesta quarta-feira, mas deve ficar apenas para após a possem, em janeiro. Jair quer também participar do Fórum Econômico Mundial, que acontece de 22 a 25 de janeiro em Davos, na Suíça, o que pode adiar novamente a cirurgia.

O encontro entre Bolsonaro e Weber é o primeiro desde suas declarações, no sábado (8), quando falou novamente sobre uma mudança no sistema de votação brasileiro já no primeiro semestre de 2019. Ele acredita que o número de votos que recebeu nas eleições deveria ter sido maior.

“Nós pretendemos votar no primeiro semestre uma boa proposta de sistema de votação no Brasil. Porque eu e muitos entendem que nós conseguimos a vitória porque tínhamos muitos, mas muitos mais votos do que o PT, e tivemos uma situação parecida, de um certo equilíbrio”.

Da outra vez que se reuniu com Weber, ele ladrou menos e fez até mea culpa pelas acusações sem provas durante as eleições. Bolsonaro acusou o PT de fraudar as urnas. Não deve imaginar outro cenário, que não aceitação maior que a de Jesus Cristo. Atribuiu isso à “caneladas”. Mas voltou a latir.

Agenda

A agenda do presidente eleito para esta semana inclui ainda reuniões com as bancadas do PSD, DEM, PSL, PP e PSB. Também há conversas com os governadores eleitos de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

As reuniões ocorrem no momento em que Bolsonaro já definiu toda a sua equipe ministerial. Os 22 ministros foram escolhidos. O último nome foi anunciado ontem (9), nas redes sociais, pelo próprio presidente eleito, o advogado e administrador Ricardo de Aquino Salles para o Ministério do Meio Ambiente.