19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

UB quer exoneração de ministra e controle da Embratur e BNDES no governo

Lula aceitou exonerar a ministra Daniela Carneiro, mas não acertou as mudanças dos demais cargos pedidos pelo União Brasil

Presidente Lula e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro

O presidente de Luiz Inácio Lula da Silva deve exonerar do cargo, nesta terça-feira, 13, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (UB-RJ).

O presidente já autorizou a troca de comando no ministério,  entanto, a direção do União Brasil quer também a Embratur e o BNDES para continuar na base de apoio do governo Lula.

Atualmente, o União Brasil tem Daniela e outros dois ministros no governo de Lula. A mudança seria após alegações do próprio partido de que a atual ministra Carneiro não representa a bancada e que ela seria uma escolha pessoal do próprio Lula.

Daniela Carneiro é esposa do prefeito de Belford Roxo, Waguinho. O político apoiou Lula durante o segundo turno das eleições de 2022.

Com isso, o União Brasil tem pedido a substituição da ministra. Como o marido de Daniela trocou de sigla e mudou, recentemente, para o Republicanos, a previsão é de que Daniela faça o mesmo.