6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Notícias

Um milhão de brasileiros são vítimas de queimaduras ao ano

A maioria destes acidentes poderiam ser evitados com informação, alguns cuidados e atenção constante com as crianças

O número estimado de vítimas de algum tipo de queimadura no Brasil é de cerca de 1 milhão por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Deste número estimado, aproximadamente 20% precisa ser internado, gerando um gasto para o Estado de cerca de 4 a 5 mil reais por dia por paciente. Ainda segundo a SBQ, estes números podem chegar a ser mais altos, já que muitas cidades carecem de uma unidade de saúde específica para o tratamento de queimados, dificultando a obtenção de dados.

Para chamar atenção para a causa e ajudar na prevenção, a SBQ criou o “Junho Laranja”, uma série de ações que tiveram como objetivo diminuir o número de queimaduras em todo o país. O Presidente da instituição, José Adorno, alertou que a maior parte dos acidentes, cerca de 80%, acontecem dentro de casa, principalmente na cozinha ou nas áreas das refeições, com líquidos quentes, como café, leite, água fervente e entre 45 e 50% das vítimas são crianças.

A maioria destes acidentes poderiam ser evitados com informação, alguns cuidados e atenção constante com as crianças.

Uma das principais causas das queimaduras é o álcool de alta inflamabilidade (96º). Após uma extensa campanha da SBQ para proibir a venda da substância, desde 2015 este tipo de álcool já não é comercializado no Brasil.

Porém, muitas pessoas seguem recorrendo ao álcool vendido em postos de gasolina para acender fogareiros ou para limpeza, fazendo com que o número de acidentes siga sendo alto, tanto entre os adultos como entre as crianças.

Outras substâncias corrosivas, como soda, também causam acidentes e não devem ser deixadas ao alcance dos pequenos. Para os adultos, a recomendação é de extremo cuidado ao manuseá-las. A eletricidade também deixa vítimas de queimaduras em acidentes elétricos causados por conta de fios desencapados ou de sobrecargas que pegam fogo.

Nestes casos, a recomendação da SBQ é a prevenção, já que com alguns cuidados se pode evitar um grande incêndio.

Na cozinha, as panelas com cabos soltos devem ser evitadas e caçarolas são consideradas mais seguras. Segundo o site magodecasa.com.br, as panelas de pressão devem sempre ser verificadas e exigem cuidado especial: não abra o recipiente antes de que todo o vapor tenha saído e sempre se certifique que a válvula gire e faça barulho (ela é o que garante a segurança do aparato).

Se uma frigideira pegar fogo, o único a ser feito é tampá-la e desligar a fonte, já que a falta de oxigênio no recipiente irá cortar a combustão.

Como tratar as queimaduras

As feridas causadas por queimaduras devem ser tratadas de maneira específica e as receitas caseiras devem ser evitadas, já que podem acabar piorando a situação. Creme dental, café, manteiga, gelo, leite, vinagre, babosa, entre outras coisas, nunca devem ser aplicadas nas queimaduras.

Pomadas analgésicas, cremes ou sprays também não são recomendados já que a pele queimada absorve qualquer substância com mais facilidade e isso pode dificultar a limpeza na hora do tratamento.

A única recomendação em caso de queimaduras é lavar a região com água fria e corrente e cobrir a área com um pano úmido até que um médico possa avaliar a lesão. Queimaduras de sol devem ser tratadas com hidratação abundante.