Em março de 2014 o Tribunal de Justiça por meio da Corregedoria Geral determinou uma inspeção na comarca de Paulo Jacinto e constatou o funcionamnto normal da instituição. Pequenos ajustes foram recomendados para a melhoria e dinamização dos serviços dos serventuários da justiça.
Um ano depois o TJ põe fim a comarca do município e a transfere para Quebrangulo. A decisão de naturea técnica trouxe transtornos para a comunidade do município, que agora se mobiliza para tentar reverter a situação.
Na Câmara Municipal se instaurou um debate pela volta da comarca. Segundo o vereador ‘Filhinho’ a comunidade perde um serviço fundamental para o ordenamento da vida de cada cidadão e essa questão precisaria ter uma maior reflexão por parte da sociedade local, como todo, e sobretudo das autoridades constituidas.
O vereador está propondo uma ação motivadora de lideranças da cidade junto a presidência do Tribunal de Justiça para se tentar devolver a comarca aos paulojacintenses. “O prejuízo para todos nós até então é incalculável. Sem falar no pessoal serventuário que agora estão obrigados ao deslocamento diário até Quebrangulo”, observou.
Segundo ele, a cidade precisa reagir e reivindicar com tranquilidade a volta da comarca de Paulo Jacinto.