20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vereadores derrubam veto do Executivo e retiram catracas altas dos coletivos

Prefeito Rui Palmeira (PSDB) tem 15 dias para sancionar a lei. Caso não o faça, cabe ao Legislativo promulgá-la.

Na Câmara de Vereadores de Maceió, os vereadores derrubaram três vetos do Executivo e mantiveram outros quatro. Entre os vetos a PLs que caíram, o que obriga a retirada das catracas duplas (populares gaiolões) dos ônibus que fazem transporte público de Maceió, iniciativa de autoria do vereador Silvânio Barbosa (MDB).

Com a iniciativa da Câmara, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) tem 15 dias para sancionar a lei. Caso não o faça, cabe ao presidente do Legislativo, vereador Kelmann Vieira (PSDB), promulgá-la.

“As catracas altas – os gaiolões – são mais um constrangimento, humilhação e dificuldade impostos à população que já tem um serviço de transporte público de péssima qualidade, com poucos ônibus, tarifas caras e longas horas de espera nas paradas. A Câmara presta mais um serviço à sociedade”, declarou Silvanio Barbosa, que também é autor do PL, com veto derrubado na sessão da última terça-feira (15), que obriga a instalação do botão de pânico nos coletivos da capital.

Silvania Barbosa comemorou a derrubada do veto. Ela disse que a postura do Legislativo nas recentes votações de temas inerentes ao setor mostra que os empresários de ônibus têm um fiscal atento. Além disso, afirmou a vereadora do PRB, os PLs que têm saído da Casa em benefício do povo são uma resposta à confiança que os parlamentares receberam nas urnas.