13 de maio de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

Vestindo a família e aprendendo a fazer renda

Projeto de empreendedorismo social capacita mulheres do Vale do Reginaldo com aulas de costura e noções de planejamento financeiro pessoal

Foto: Divulgação

Gosto de divulgar boas notícias. Por isso vou falar de um projeto que me foi enviado pela assessoria do Sicredi e que promete fazer a diferença na vida de algumas mulheres, no Vale do Reginaldo, em Maceió, estimulando o empreendedorismo social dentro da comunidade, com capacitação e oferta de microcrédito, abrindo caminhos e alimentando sonhos.

Mayra Menezes de Assis é uma adolescente de apenas 14 anos, mas já conhece, por experiência própria, os desafios da maternidade. É casada e tem sob sua responsabilidade e do marido, o sustento e os cuidados de um bebê –filho do casal. Com a mãe, costureira, Mayra aprendeu os primeiros alinhavos – “apenas o básico”, diz ela. Está ansiosa diante da possibilidade de se aperfeiçoar na arte da costura, por meio do curso ofertado pelo projeto, e conseguir aumentar a renda da família, hoje restrita ao que o marido consegue fazendo alguns ‘bicos’.

Com uma pequena máquina em casa, Quitéria Gomes dos Santos vem fazendo máscaras para vender durante a pandemia – dinheiro usado para a sobrevivência da família de seis pessoas, juntamente com a renda obtida pelo marido na venda de água e gás. “Meu sonho é ser costureira. Eu queria muito fazer um curso, mas não tinha condições de pagar. Pra mim, é um privilégio muito grande participar do projeto”, conta ela.

Melhor ainda se essa capacitação vem acompanhada de crédito e orientação para transformar esses sonhos em negócios, né não?

Desde ontem (dia 8), Mayra, Quitéria e outras 10 mulheres do Vale do Reginaldo começaram a ter aulas de corte e costura, gratuitamente. Agregado a isso, durante os três meses de duração do curso, elas participarão, também, de palestras sobre planejamento financeiro pessoal, saúde e empoderamento feminino, além de oficinas sobre empreendedorismo, marketing pessoal e de produto, para não só produzir, mas saber como transformar o produto em um negócio que gere renda para a família.

Sobre o Projeto

Alinhado ao princípio cooperativista de interesse pela comunidade, o projeto “Vestindo Minha Família” trabalha com foco na capacitação profissional, geração de renda e resgate da autoestima das participantes, e foi viabilizado por meio do Comitê de Desenvolvimento de Comunidades (Comovimento) da Sicredi Expansão, com algumas parcerias. As aulas do projeto acontecem no Senac Poço.

O objetivo, segundo o diretor de Operações da Sicredi Expansão, Maurílio Ferraz, vai além de ensinar um ofício e viabilizar a oferta de microcrédito: “queremos promover uma transformação social, fomentando o empreendedorismo, a cidadania e a dignidade”.

Que assim seja!