28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

Vice-presidente da Reforma Tributária na FNP, Rui Palmeira se reúne com Sergio Moro

Um dos pontos discutidos foi a importância da atuação de outras áreas nesta prevenção, como a saúde, a educação e a cidadania

Nessa segunda-feira (29), o prefeito Rui Palmeira participou, em Brasília, de uma audiência com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. No encontro, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), discutiu a destinação de instrumentos de cooperação federativa para a área da segurança pública, em especial em relação à prevenção e ao enfrentamento da violência.

Um dos pontos discutidos foi a importância da atuação de outras áreas nesta prevenção, como a saúde, a educação e a cidadania.

O prefeito Rui Palmeira, que exerce a função de vice-presidente de Reforma Tributária na FNP, destacou a importância da aplicação de programas educacionais como o Mais Educação. “O ideal seria que esse tipo de iniciativa fosse aplicada em todo o território nacional”, defendeu o gestor.

“É fundamental conversar e trabalhar juntos para encontrar soluções em que cada unidade da federação tenha seu papel definido. A segurança pública é um problema que assola a qualidade de vida de todos os cidadãos brasileiros, e ele quer que seja resolvido, não interessa se é o município, o estado ou a União. Ele quer solução”. Ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Segundo o Atlas da violência de 2018, elaborado pelo Ipea, entre 2006 e 2016 houve um aumento de 14% no número de homicídios totais. Entre os jovens o aumento foi de 23,3%. Ainda de acordo com o Atlas, apenas 2,2% dos municípios brasileiros concentraram metade dos homicídios do país em 2016.

Para o prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes da FNP, a integração entre estados, municípios e União deve ser o ponto de partida para diminuir essa escalada da violência.

O Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi outro tema de destaque no encontro. A reivindicação dos prefeitos é no sentido de que o Sistema seja estruturado de forma eficaz e eficiente, com participação dos municípios na tomada de decisões e com atribuições e competências claras.

Participaram ainda audiência, a prefeita de Rio Branco (AC), Socorro Neri, vice-presidente de Cultura e Tradições Populares, o prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro, 2º Secretário Nacional, o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, vice-presidente Estadual Piauí, e o vice-prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel.