26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância apreende mais 1.300kg de alimentos impróprios para consumo

Produtos foram recolhidos de supermercados, frigoríficos e panificações nas partes alta e baixa de Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, neste fim de semana, 1.300 quilos de produtos perecíveis em condições impróprias para consumo. As apreensões ocorreram na sexta-feira (20), sábado (21) e no domingo (22) em vários pontos de Maceió, envolvendo supermercados, panificações e frigoríficos nas partes alta e baixa da cidade.

Os produtos estavam com prazos de validade vencidos e em condições inadequadas de armazenamento e conservação. A maior parte dos alimentos apreendidos foram carnes e laticínios, mas também há produtos como sucos, outras bebidas e até ração animal.

O coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, fala sobre os produtos que foram recolhidos e orienta os consumidores a estarem sempre atentos para aspectos que apontem riscos sanitários na aquisição de alimentos.

“A maior quantidade de produtos fora dos padrões sanitários são: carne bovina, mortadela, calabresa, salsicha, bacon, queijo, presunto e manteiga, entre outros produtos de laticínios, alguns com mais de um mês de vencidos. A população precisa ficar atenta às datas de validade dos produtos que compra, mas também atentar para a aparência e a forma como eles estão acondicionados”. Airton Santos.

Disque denúncia

A população também pode auxiliar a Vigilância em seu trabalho de fiscalização dos estabelecimentos comerciais de Maceió. Para isso, o órgão conta com seu Disque Denúncia, que funciona no 3312-5495. Pelo telefone, maceioenses podem solicitar a inspeção dos estabelecimentos que apresentem irregularidades sanitárias no município.