19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária de Maceió apreende 850 kg de produtos impróprios para consumo

Alimentos foram recolhidos durante o final de semana em inspeções na parte alta da cidade

Vigilância Sanitária de Maceió apreende 850 kg de produtos impróprios para consumo
Estragados e fora da validade, produtos apreendidos foram encaminhados para o aterro sanitário. Foto: Cortesia

Atuando continuamente para eliminar inúmeras situações que possam vir a ameaçar a segurança alimentar dos maceioenses, a Vigilância Sanitária Municipal continua a percorrer os diversos bairros da capital, com ações rotineiras de fiscalização. Só neste final de semana, nos dias 2 e 3 de setembro, foram apreendidos 850 kg de alimentos impróprios para consumo.

As apreensões foram realizadas em distribuidoras de alimentos e laticínios localizados na parte alta da cidade. Entre os produtos perecíveis apreendidos estavam carne bovina, manteiga, iogurte, linguiças e várias peças de queijo artesanal, oriundas do estado de Sergipe, consideradas como clandestinas.

Alimentos apreendidos são encaminhados para o aterro sanitário. Fotos: Cortesia

“Os alimentos estavam com prazo de validade vencido e muitos deles já estragados, num claro risco à saúde da população. Já as peças de queijo, além da questão da validade, não apresentavam nenhum selo de inspeção, fator obrigatório para a comercialização de alimentos perecíveis, especialmente os de origem animal. Ou seja, totalmente em desacordo com a legislação sanitária em vigor”, ressaltou o coordenador geral da Vigilância de Maceió, Airton Santos.

Os estabelecimentos infratores foram autuados e responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. Já os alimentos recolhidos, foram encaminhados para o descarte no aterro sanitário de Maceió.