16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Voa Brasil terá passagens a R$ 200 para 21 milhões de pessoas na Fase 1

Fazenda pediu mais tempo para estudar e tentar encontrar uma solução para a situação financeira das aéreas

O programa Voa Brasil, bancado pelo Governo Lula, pretende oferecer passagens a R$ 200 para públicos específicos após ser anunciado no ano passado.

O então ministro de Portos e Aeroportos (Márcio França) lançou programa antes da hora e passados sete meses, ainda não fora lançado. Segundo o atual ministro, Silvio Costa Filho, fala apenas alinhas com o presidente para se tornar oficial.

As passagens serão para públicos específicos. Na primeira etapa, segundo apurei com fontes, poderão participar do programa 800 mil estudantes do ProUni e 20,8 milhões de aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos. As outras etapas dependem do resultado da primeira e podem incluir estudantes do Fies.

O governo e as empresas negam que o programa esteja condicionado ao socorro às empresas aéreas, mas segundo Mariana Londre, do Uol,  há sim uma relação entre os temas. As empresas só conseguem aderir ao programa se tiverem mais opções de crédito do que têm hoje. E o governo está disposto a ajudar, desde que os recursos não venham do Tesouro, o que impactaria as contas de 2024 e a meta de déficit zero.

No entanto, as aéreas brasileiras vêm enfrentando dificuldades na última década, tendo como capítulo mais recente dessa crise a recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos. Para sair do vermelho, as empresas pedem socorro ao governo para ter condições de levantar recursos, e ganhar sobrevida.

Para socorrer as áreas, a Fazenda pediu mais tempo para estudar e tentar encontrar uma solução, em análise pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron.