25 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ciro Gomes foi o primeiro entrevistado do Jornal Nacional

Ele defendeu sua promessa de tirar o nome dos brasileiros do SPC

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), foi o primeiro da série de entrevistas na bancada do Jornal Nacional. Nesta segunda (27), ele defendeu sua promessa de tirar o nome dos brasileiros do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e negou que a proposta seja simplista, levando os eleitores a acreditar em uma possível troca de favores.

Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcelos devem entrevistar nesta terça (28) Jair Bolsonaro (PSL), seguido por Geraldo Alckmin (PSDB) na quarta (29) e por Marina Silva (Rede) na quinta (30). Bonner informou que, apesar de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi proibido pela Justiça de conceder entrevistas. Ele está preso em Curitiba desde 7 de abril.

SPC

Ao longo da campanha, Ciro tem prometido que irá ajudar a “limpar o nome” de mais de 63 milhões de brasileiros que estão negativados no SPC. Questionado por Bonner se sua promessa não levaria o eleitor a acreditar que, caso venha a ser eleito, Ciro irá eliminar a dívida dos cidadãos, o candidato afirmou que irá fazer um refinanciamento.

Ssegundo ele, tirando os juros de 500% aplicados pelos bancos para de 10 a 12% por um período de 36 meses, o programa é viável. “Não tem nenhuma coerência com minha prática”, afirmou Ciro, negando que esteja enganando o eleitor: “Quem transformou isso em hit da campanha não fui eu, foram meus adversários”.

“Fui o governador mais popular do Brasil, o prefeito de capital mais popular do Brasil, porque eu honro minha palavra”, disse. “Se a pessoa não quiser, não posso fazer, mas quem quiser, eu vou ajudar a tirar o nome do SPC. Não porque sou bonzinho, mas porque tenho propostas práticas de reativar a economia”, afirmou.

Ao longo da entrevista, Ciro chegou a entregar a Bonner o que chamou de um manual que, segundo ele, explicaria como colocar em prática sua proposta. “Está tudo aí, inclusive as garantias”, disse o candidato, comparando a proposta ao Refis, programa de refinanciamento de dívidas com a Receita Federal.

“Para refinanciar parcela mínima do SPC, é um escarcéu. Está todo mundo vendo que é óbvio e possível fazer”. Apesar disso, o documento não foi lido durante a entrevista.