20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Abril Verde: Instituições promovem ações de conscientização sobre trabalho seguro

Atividades tiveram início nesta sexta-feira (14) com seminário direcionado a gestores convidados; já no dia 28 deste mês, movimento Abril Verde realizará evento aberto ao público, para conscientizar população sobre importância da saúde e segurança no ambiente laboral

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições de Alagoas se reuniram novamente, no mês de Abril, para conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade em geral sobre a importância do movimento Abril Verde e sobre a necessidade de ações que promovam a garantia da saúde e da segurança no ambiente laboral.

Durante este mês, dois seminários foram organizados para chamar atenção da população sobre o tema.

As atividades do Abril Verde tiveram início nesta sexta-feira (14), na Casa da Indústria, com um seminário direcionado a gestores convidados.

O evento foi aberto com palestra do procurado-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, sobre “Subnotificações das doenças e acidentes do trabalho e a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio”. Em seguida, houve apresentação do grupo de Teatro do Sesi sobre o tema.

Após, o gerente executivo do INSS/AL, Marcelo Lima, tratou sobre “Impactos financeiros associados ao acidente de trabalho”. Por fim, um representante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Usina Caeté falou sobre “Gestão de Riscos: como isso impacta na continuidade do negócio”.

Já no dia 28/4, também na Casa da Indústria, o seminário Abril Verde começará às 14h com a palestra “As implicações do assédio no contexto empresarial”, com a juíza do Trabalho Carolina Bertrand, gestora do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Alagoas. Na sequência, o superintendente adjunto do Senar Alagoas, Anderson Soares, abordará o tema “A NR31 e a aplicação de agrotóxico no contexto do microprodutor rural”. Finalizando a programação, um representante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Usina Caeté explanará sobre “Gestão de Riscos em acidentes ampliados: um estudo de caso sobre prevenção de perda.” O seminário ainda contará com uma apresentação do grupo de Teatro do Sesi, intitulada “A maldição das Doenças Ocupacionais”.

As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas por meio do e-mail [email protected], indicando a data do seminário, o nome e o telefone para contato. No dia das palestras, o inscrito deve levar 1kg de alimento. Haverá emissão de certificado de participação.

Parceiros

A campanha Abril Verde em Alagoas é resultado da parceria entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi); Grupo Prevencionistas; Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Social do Comércio (Sesc); Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon); Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal); Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL); Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e Uninassau.

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido por celebrar o Dia Mundial da Saúde (07) e lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28) – data escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. E o verde representa a cor da Segurança do Trabalho.

Números

Entre 2012 e 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes no país. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil. Somente no ano passado, foram 612,9 mil acidentes de trabalho, e 2.538 pessoas morreram enquanto exerciam suas funções, um aumento de 7% em relação a 2021. No ano passado, em Alagoas, foram contabilizados 3.395 acidentes de trabalho, sendo 15 mortes.