19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ações do Banco do Brasil caem após presidente pedir redução dos juros

A então presidente Dilma Rousseff foi criticada por economistas ao forçar diminuição de juros intervindo na estratégia dos bancos públicos, entre eles o BB

Jair Bolsonaro e Banco do Brasil:. Foto: Alan Santos/PR/Shutterstock

O presidente Jair Bolsonaro apelou publicamente ao presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, para que o banco estatal reduza os juros dos empréstimos cobrados do setor agropecuário. Após as declarações, as ações do BB na Bolsa passaram a cair 1,5%, depois de operarem em alta de 1,9% pela manhã.

Apelo para o seu coração, seu patriotismo, para que esses juros caiam um pouquinho mais. Tenho certeza de que nossas orações vão tocar seu coração. Presidente Jair Bolsonaro.

Em 2012, a então presidente Dilma Rousseff foi criticada por economistas ao forçar diminuição de juros intervindo na estratégia dos bancos públicos, entre eles o BB.

Intervenções no BB

Na semana passada, foi revelado que preocupado com os “costumes” e a “família”, o presidente Jair Bolsonaro reagiu de forma negativa ao assistir um comercial do Banco do Brasil, com atores jovens, mulheres e homens negros, um transexual, vários com tatuagens e cabelos coloridos.

Após contato com o presidente do BB, Rubem Novaes, a campanha saiu do ar e um diretor do banco foi demitido.