11 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas soma três casos suspeitos de intoxicação de cães com a ração da marca Bassar

Fábrica de petiscos e rações animais foi interditada no início do mês após a morte de nove cachorros em Minas Gerais e São Paulo

Alagoas já soma três casos suspeitos de intoxicação de cães sendo investigados pela Polícia Civil de Alagoas. A suspeita é de ligação com os petiscos supostamente contaminados da marca Bassar.

Segundo o chefe de operações do 2º Distrito Policial, do bairro da Pajuçara, Luciano Gomes, mmais duas pessoas procuraram a delegacia para registrar Boletim de Ocorrência na sexta-feira (9) depois que os pets delas sofreram intoxicação.

Um cachorro morreu e uma cadela sobreviveu. Eles haviam ingerido petiscos da marca Bassar que estão sendo investigadas em todo o país, após virem à tona vários casos de intoxicação.

As investigações estão em andamento e o material já foi enviado para ser periciado. A PC está aguardando o resultado dos exames e vai ouvir as tutoras dos animais e os veterinários que atenderam os cachorros.

Primeiro caso

No último dia 6, o primeiro caso em Alagoas veio à tona, na cidade do Pilar, com um cão da raça Shih-tzu. Sua tutora procurou a Polícia Civil para denunciar a morte do animal, depois de ingerir petiscos supostamente contaminados.

O animal morreu no último dia 28, mas o caso só foi registrado no dia 02, quando a tutora tomou conhecimento de outras mortes, possivelmente causadas por um componente químico presente em lotes específicos das marcas de petiscos que ela costumava comprar para o cachorrinho.

Chocolate ingeriu petiscos de duas marcas que já estão sendo investigadas após a morte de cães. O cãozinho vomitou pela primeira vez na sexta-feira, 5 dias após a ingestão. Não houve melhoras, até que ele não resistiu a alterações nos rins e no fígado, além de uma anemia. Foram 13 dias de suplício e mais de R$ 10 mil com tratamento veterniário.

Bassar

Uma fábrica de petiscos e rações animais foi interditada no início do mês após a morte de nove cachorros em Minas Gerais e São Paulo. Fiscais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidiram pelo fechamento depois de inspecionarem a unidade da empresa Bassar Indústria e Comércio Ltda, em Guarulhos (SP).

O Ministério da Agricultura também determinou o recolhimento nacional de todos os lotes de petiscos da marca, sob a suspeita de contaminação por substâncias tóxicas. Caberá à empresa fazer o recolhimento e armazenar os petiscos em armazéns de sua propriedade.

Os produtos identificados com suspeita fundamentada de contaminação são os petiscos Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). Em nota, o Ministério da Agricultura informou que as medidas são preventivas e que poderão ser alteradas conforme o resultado das investigações.

Durante a inspeção, a equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal recolheu amostras dos produtos, que serão analisadas pelos laboratórios do Ministério da Agricultura. Em relação ao fechamento da fábrica, a unidade poderá ser reaberta após a apresentação de todas as informações requeridas pelo ministério.