28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

ALE debate Bacias Hidrográficas em Alagoas e falta de água no Agreste

Sessão especial para debater falta d’água no Agreste já está agendada para o dia 15 de março

A deputada Jó Pereira (MDB) se reuniu com representantes do Fórum Estadual de Comitês das Bacias Hidrográficas de Alagoas. Na pauta, a falta de estrutura e recursos financeiros para que os comitês possam trabalhar.

O colegiado cobrou apoio do Parlamento, junto ao Governo do Estado, para que sejam repassados à associação dos comitês 15% dos recursos do fundo do setor. Jó Pereira disse que a Casa acolhe o pleito sabendo da importância dos comitês para a preservação dos recursos hídricos.

“São os comitês que trabalham no levantamento de dados, conservando as nascentes e identificando eventuais problemas. Por conta disso é necessária a estruturação dessas entidades. A ideia é que essa Casa acolha essa proposição, através da Comissão de Meio Ambiente, e que faça o acompanhamento da execução para a finalidade adequada do fundo”. Jó Pereira (MDB), deputada estadual.

A presidente do Fórum, Elza Messias, relatou que os comitês vêm enfrentando dificuldades desde 2002. “A falta de estrutura financeira chegou ao ponto de termos que pedir socorro aos deputados e ao Governo do Estado”, justificou a presidente.

Agreste

Arapiraca e demais cidades do Agreste de Alagoas vêm sendo afetadas pela constante falta de água. Alguns bairros chegam a ficar mais de vinte dias sem abastecimento. Além disso, a população reclama do alto valor das tarifas cobradas pela Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal).

Atendendo aos apelos da região, o deputado Cabo Bebeto, líder do PSL, apresentou requerimento solicitando a realização de uma sessão especial para debater o assunto, que já está agendada para o dia 15 de março.

De acordo com Cabo Bebeto, a intenção é reunir lideranças da região, órgãos públicos, comerciantes, trabalhadores e estudantes no sentido de construir uma solução para o problema. “Estamos atentos aos reclames dos alagoanos. Acreditamos que essa pauta é urgente, pois é nosso papel fiscalizar e cobrar medidas efetivas que atendam às demandas sociais”, apontou o parlamentar.