8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

ALE: Jó Pereira defende criação da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura

Agricultores cobram também uma política pública apropriada para garantir a autonomia, a segurança e a soberania alimentar e nutricional das famílias do campo e da cidade

Jó Pereira (MDB) leu carta do 8º Encontro Estadual de Sementes e Agroecologia

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira (4), a deputada Jó Pereira (MDB) solicitou o apoio de seus pares aos agricultores alagoanos, em especial aos sertanejos. E sugeriu em seguida a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura.

“Esses alagoanos esperam sempre por assistência, atenção e chuva. A natureza, embora sem frequência, tem mandado chuva, o resto tem sido esperar e esperar”. Jó Pereira (MDB).

Durante o pronunciamento, Jó Pereira leu trechos de uma carta, resultante do “8º Encontro Estadual de Sementes e Agroecologia”, realizado entre os dias 29 e 31 de maio, na cidade de Igaci. Ela destacou o alerta contido no documento, quando falam dos impactos sofridos pelo meio ambiente ao longo de 150 anos com a utilização de adubos sintéticos (N-P-K), depois os agrotóxicos e por último os transgênicos.

Os agricultores cobram também uma política pública apropriada para garantir a autonomia, a segurança e a soberania alimentar e nutricional das famílias do campo e da cidade; repudiam o volume histórico de distribuição de sementes hibridas; se posicionam sobre o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), e programa de sementes.

Em aparte, os deputados Inácio Loiola (PDT), Davi Davino Filho (PP) e a deputada Cibele Moura (PSDB) se solidarizaram com o pronunciamento de Jó Pereira. No que diz respeito ao Canal do Sertão, a deputada Cibele Moura destaca: “Precisamos olhar pro Canal do Sertão como algo que pode transformar vidas, como algo que pode trazer desenvolvimento para o Sertão”.

Já o deputado Davi Davino observou que a carta é um pedido de socorro dos agricultores e que o êxodo rural é um reflexo da falta de oportunidade para o homem do campo. “Várias entidades e segmentos da agricultura se reuniram para fortalecer o setor e alertar os políticos sobre a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas realmente efetivas”, destacou Davino.