15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Após provocar cheia de rios em Alagoas, chuva perde intensidade nesta quinta-feira

Mesmo assim, o momento ainda é de alerta para quem mora em áreas de risco

A chuva deve perder intensidade a partir de hoje (4) em todo o estado de Alagoas. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o tempo deve ficar nublado com registros de chuvas passageiras em quase todas as regiões do estado.

A previsão é de tempo nebulosidade, com a chuva perdendo a intensidade pela manhã, sendo passageira e de pouca intensidade para quase todas as regiões do estado.

Mesmo assim, o momento ainda é de alerta para quem mora em áreas de risco. O solo está encharcado e qualquer registro de chuvas para as próximas horas ainda poderão oferecer riscos.

Rios

No momento, os níveis dos rios e lagoas do estado se encontram “dentro da normalidade” segundo a Semarh. Mas, durante as chuvas intensas, subiram os níveis dos Rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe.

Em Rio Largo, o Rio Mundaú atingiu 7,71 metros. O nível do Mundaú chegou 5,05 metros em Murici e ultrapassou 4 metros em União dos Palmares e Santana do Mundaú. O Rio Jacuípe chegou a 4,24 metros. O Rio Paraíba também aumentou de volume em Paulo Jacinto (3,92 m), Viçosa (4, 29 m), Atalaia (3,87 m) e Quebrangulo (3,67 m).

Somente em Maceió, choveu em 24 horas 74% do volume esperado para todo o mês de agosto, segundo a Defesa Civil Municipal. Os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba também subiram, mas não há risco de transbordamento, de acordo com o órgão.