6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Aposentadoria: Proposta será de 65 anos para homens e 62 para mulheres

Proposta será enviada ao Congresso Nacional na quarta-feira

O Governo bateu o martelo e já tem números finais para a idade mínima da aposentadoria na reforma da Previdência. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou que será de 65 anos para homens e de 62 mulheres, atingida após um período transitório de 12 anos.

Marinho deu as declarações ao sair de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo). Foi o próprio presidente que definiu as idades finais.

Guedes queria uma idade mínima igual para homens e mulheres, de 65 anos, e um período de transição de 10 anos. O presidente preferia 65 para homens e 60 para mulheres, com um período de transição mais longo. Eles entraram em um acordo no meio.

Agora, a proposta será enviada ao Congresso Nacional na quarta-feira (20). Só então serão divulgadas mais informações, como a idade mínima inicial para a aposentadoria e como será o período de transição. No mesmo dia, Bolsonaro deve fazer um pronunciamento.

Mudanças

A proposta do ex-presidente Michel Temer também estabelecia uma idade mínima de 65 anos para homens e de 62 para mulheres, mas num período de transição mais longo, de 20 anos.

Hoje, trabalhadores podem se aposentar por duas modalidades, em geral. No critério por idade, a regra é de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, com tempo mínimo de contribuição de 15 anos. Pelo critério por tempo de contribuição, são necessários 35 anos para homens e 30 para mulheres, sem exigência de idade mínima.