8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Arena Pernambuco? Dirigente garante CSA no Rei Pelé em 2019

Estádio alagoano foi considerado rais para o time alagoano

Hugo Leahy, superintendente administrativo do CSA, descartou qualquer chance do time alagoano mandar jogos, da Série A do Brasileirão, na Arena Pernambuco.

“O CSA tem a sua raiz. É aqui em Alagoas, é aqui em Maceió, é no Rei Pelé. Até o dia em que tiver a sua própria arena, que vai se concretizar um dia, quem sabe. Não procede essa informação. A gente nunca deixaria de estar no seio da nossa torcida vibrante para ir a outro lugar. A não ser que não tivesse estádio, o que não é o caso”. Hugo Leahy, superintendente administrativo do CSA, em entrevista na Rádio Pajuçara FM.

Arena Pernambuco

Promovido neste ano para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, foi ventilada a informação de que o CSA tinha chances de não realizar todos os seus jogos mandantes no Rei Pelé. A Arena Pernambuco, que não terá times na Série A em 2019, poderia ser a casa do Azulão em algumas partidas.

A questão passou pelo declínio do futebol no estado vizinho. Os maiores times pernambucanos estão em situação inferior. Santa Cruz e Náutico estão na Série C. O Sport foi rebaixado para a B neste ano. E para manter o estádio de Copa do Mundo, a presença do público vem sendo tão decepcionante quanto os times locais.

O estádio foi inaugurado em 2014, para a Copa realizada no Brasil, quando teve média de público de 15.270 espectadores. Este número caiu drasticamente neste ano, para apenas 6.391 torcedores.

E como o CSA foi recém promovido, e Alagoas vizinho, os 45.500 lugares da Arena viraram opção para o Azulão, que neste ano vai enfrentar times grandes como Flamengo, Corinthians e Palmeiras. O Campeonato Brasileiro de 2019 começará apenas em maio e até lá tudo deverá ser definido.

Rei Pelé

O governador Renan Filho assinou, no final de novembro, o decreto que cria o Grupo de Trabalho (GT) para o Estudo e Desenvolvimento do Futebol Alagoano.

O objetivo é discutir melhorias e adequações necessárias para que o Estádio Rei Pelé (Trapichão), em Maceió, esteja apto para o uso durante as competições nacionais que os clubes alagoanos vão participar.

Ficou estabelecido que o GT apresentará, até o dia 31 de dezembro de 2018, as diretrizes para a reforma e adequação do Estádio Rei Pelé ao regulamento do Campeonato Brasileiro da Série A.

Vão integrar o Grupo de Trabalho: um representante da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), do Gabinete Civil, da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e outro integrante que representará os clubes alagoanos que estejam disputando o Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D.