O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) é citado, na imprensa nacional, como um dos possíveis nomes para o ministério do governo Lula (PT), enquanto ele se despede do ano velho.
Chegar em 2025 e assumir um ministério é, inclusive, recomendação de aliados de Lira que o querem com força e comando dentro do governo, assim como foi durante os dois mandatos como presidente da Câmara.
As indicações são para o Ministério da Agricultura e o Ministério da Saúde. Este último tem sido uma velha aspiração do grupo do Centrão dentro do Congresso.
Lira já disse em declarações que não foi convidado e nem alimenta a discussão para não frustrar expectativas.
Só que agora, nos corredores planaltinos e nos ares brasilienses, a informação corrente é que Arthur Lira sonha com uma vaga de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), que deve ser aberta já a partir do próximo ano.
Isso se concretizando, ele ampliaria o poder político e ainda manteria sob seu comando uma vaga na Câmara dos Deputados, a partir das eleições de 2026, quando lançará o primogênito, Arthur Lira Filho, para concorrer a vaga de deputado federal.
E hoje ninguém tem dúvidas de que ele elegeria o filho com sobras…