7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Assinado termo de cooperação técnica para serviço Ronda Maria da Penha

A assinatura do termo foi coordenada pela primeira-dama do Estado, que destacou a relevância da ação para combater os índices de violência contra a mulher

Nesta quinta-feira (28) foi assinado o convênio que colocará em prática o projeto “Ronda Maria da Penha”. O objetivo é fazer o acompanhamento de mulheres que estão com medidas protetivas já expedidas pela Justiça e evitar a reincidência de situações de violência.

O novo serviço, que começa a funcionar em janeiro de 2018, deverá encorajar outras mulheres denunciarem as agressões para também serem acolhidas pela equipe da ronda.

“A equipe multidisciplinar visitará mulheres que já denunciaram as situações de violência e fará o acompanhamento para evitar a reincidência, que sabemos ocorrer”, declarou a promotora maria José Alves, representante do ministério Público no termo de cooperação técnica.

A assinatura do termo foi coordenada pela primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, que destacou a relevância da ação para combater os índices de violência contra a mulher.

“O que estamos pensando não é apenas no problema, mas em sua raiz. É preciso ir na origem da questão e a Ronda Maria da penha pretende isso, quando evita que haja uma continuação das situações de violência. Nossa preocupação é reunir forças para que haja uma efetividade das políticas planejadas”, declarou a primeira-dama.

Além do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, e da primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, assinaram o termo de cooperação técnica, a secretária de estado da mulher e dos direitos humanos, Claudia Simões; o secretário de estado de ressocialização e inclusão social, Marcos Sérgio de Freitas; o secretário de estado da segurança pública, coronel Lima Júnior; o presidente interino do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, CerílioAdamastor; o Defensor Público Geral, Ricardo Melro e a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres, Ana Pereira.