7 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Barroso pede respeito à eleição: ‘não adianta apelar para quartéis e extraterrestres’

Ministro do STF diz que manifestações de bolsonaristas são antidemocráticas

Ministro Barroso pede respeito ao resultado das eleições no País

Em uma palestra para estudantes na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, rebateu críticas de bolsonaristas ao STF e afirmou que a corte não tem lado e ainda que questionamentos ao resultado das eleições são antidemocráticos.

O ministro afirmou nesta sexta-feira (25) que o resultado das eleições de outubro representa a vontade da maioria do eleitorado e deve ser respeitado.

“Eles têm repetido que Supremo é o povo. E é isso mesmo. Soberania popular significa a supremacia da vontade do povo, que se manifesta nas eleições. […] O resultado tem que ser respeitado. Não adianta apelar para quartéis e não adianta apelar para seres extraterrestres. Isso é antidemocrático”, afirmou.

Desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 20 de outubro, manifestantes bolsonaristas ergueram acampamentos na entrada de quartéis em várias cidades do país em atos antidemocráticos e defendem abertamente um golpe de estado.

Em um ato em Porto Alegre, manifestantes usaram lanternas de celulares apontadas para cima para o para formar uma mensagem com um pedido de socorro. O caso ganhou repercussão nas redes sociais com piadas de que o pedido seria para extraterrestres.

O resultado das eleições também está sendo questionado pelo PL, partido de Bolsonaro, que pediu a anulação dos votos de parte das urnas usadas no segundo turno. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou o pedido e aplicou uma multa de quase R$ 23 milhões ao partido. (João Pedro Pitombo-JBr)