28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Bola de Ouro: Eleição dos melhores jogadores do mundo em 2020 é cancelada

De acordo com organizadora da premiação, interrupção do calendário de disputas entre março e maio e mudanças nas regras afetam a credibilidade e legitimidade da eleição

A revista France Football anunciou na manhã desta segunda-feira que não vai dar a Bola de Ouro em 2020 aos melhores jogadores de futebol do mundo, nas categorias masculino, feminino, goleiro e sub-21.

Em comunicado publicado em seu site, a organizadora da premiação criada em 1956 para premiar o destaque ao fim de cada ano, a interrupção do calendário de disputas entre março e maio e as mudanças nas regras afetam a credibilidade e legitimidade da eleição:

“No nível esportivo, apenas dois meses (janeiro e fevereiro), dos 11 geralmente necessários para formar uma opinião e decidir entre os melhores, é muito pouco para avaliar e julgar, uma vez que os outros jogos ocorreram – ou ocorrerão – em outras condições (portões fechados, cinco substituições, quartas de final da Liga dos Campeões em uma única partida) que estão muito longe do panorama usual. Essa escolha “não nos encanta”, mas tem como objetivo proteger a credibilidade e legitimidade de tal prêmio”. France Football.

Apesar de não eleger os melhores do ano em cada uma das quatro categorias principais, pela primeira vez no masculino desde 1956, a France Football vai organizar a votação com 180 jurados para a seleção dos 11 jogadores que se destacaram em suas posições, incluindo a revelação de 2020.

Em dezembro de 2019, Messi recebeu sua sexta Bola de Ouro, o que lhe deixou como recordista da premiação, com uma a mais do que o português Cristiano Ronaldo. O troféu foi unificado com o Fifa The Best entre 2010 e 2015. A entidade máxima do futebol ainda não confirmou se vai promover a eleição do melhor da temporada.