27 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro diz ter ‘vontade’ de privatizar Petrobras

Somente em 2021, a gasolina acumula alta de 57,3% e o gás de cozinha já subiu cerca de 90% desde março

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que tem vontade de privatizar a Petrobras. E que conversará sobre o assunto com sua equipe econômica.

A declaração, dada à Rádio Novas de Paz (PE), ocorre enquanto ele reclama do poder limitado na definição do preço do combustível, enquanto é apontado como maior culpado a cada aumento.

“Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer porque, o que acontece? Eu não posso, não é controlar, não posso melhor direcionar o preço do combustível, mas quando aumenta a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha, apesar de ter zerado o imposto federal”. Jair Bolsonaro, presidente.

Somente em 2021, a gasolina acumula alta de 57,3%, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O gás de cozinha já subiu cerca de 90% desde março.

A política de preços da Petrobras vincula os preços dos combustíveis e do gás às cotações do dólar e do petróleo no mercado internacional. Quando eles sobem, combustíveis e gás sobem junto. O dólar subiu quase 30% em 2020 e acumula alta de 6% neste ano.