28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro se reúne pela primeira vez com os 22 ministros indicados

Presidente eleito só voltará a Brasília entre 27 e 29 de dezembro, às vésperas da cerimônia de posse,

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, desembarcou em Brasília para comandar a primeira reunião ministerial com sua equipe completa. Os 22 ministros já indicados deverão estar presentes na residência oficial da Granja do Torto, utilizada por Bolsonaro como residência oficial quando está em Brasília.

A previsão é de que a reunião termine às 15h. Não há detalhes sobre pauta nem entrevistas.

Segundo assessores da transição, o objetivo seria tentar apresentar uma proposta mais objetiva para as mudanças na aposentadoria já durante o encontro, com cronograma e pontos específicos do projeto que será enviado ao Congresso.

Bolsonaro orientou sua equipe a desenhar uma proposta com transição suave e gradual, mas não deu detalhes sobre o texto e a ausência de um plano objetivo causou desconforto, inclusive, entre parlamentares da bancada do PSL, o partido do presidente eleito.

O presidente eleito pretende retornar à noite para o Rio de Janeiro. Depois, só voltará a Brasília às vésperas da cerimônia de posse. A data ainda está sendo fechada entre 27 e 29 de dezembro.

Nesta terça (18), vários ministros já indicados se reuniram com suas equipes no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que se transformou em gabinete de transição desde 5 de novembro. Eles usaram o dia para finalizar o desenho da estrutura e as prioridades que terão de tocar a partir de janeiro.

A primeira reunião ministerial, com a equipe incompleta, foi conduzida por Bolsonaro no momento em que ele ainda escolhia nomes para o primeiro escalão de governo.