28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Câmara vota hoje projeto para punir deputados agressivos e brigões

Brigas constantes de parlamentares em plenário transformaram a Câmara em ‘puxadinho da Casa de Noca’

O presidente  Câmara dos Deputados, Arthur Lira deve colocar em votação nesta quarta-feira, 12, o  Projeto de Resolução 32/24, da Mesa Diretora,  que que permite ao órgão suspender por até seis meses, por medida cautelar, os deputados considerados “brigões”, desrespeitosos, preconceitosos e agressivos contra os seus pares.

O projeto teve a tramitação aprovada em regime de urgência por 302 votos a 142. Com isso, a mesa diretora da casa pretende barrar as constantes quebra de decoro dentro do plenário e nas comissões.

Os confrontos verificados nas últimas semanas nas reuniões da Câmara transcendem a falta de decoro e, praticamente transformam comissões e pleno do poder em uma estrebaria, tamanhos são os berros e gritarias de novos deputados, pouco afeitos à democracia e a diversidade de posicionamentos.

Muitos usam e abusam “lacração” para atrair mais cliques nas redes sociais e assim aparecer como um legítimo defensor de suas crenças e, muitas vezes, da idiotia.

As brigas, segundo o presidente da Câmara, quando acontecerem a partir de agora não serão mais apartadas pela Polícia Legislativa. Na visão dele, quem quiser chegar às vias de fato com colegas que assuma as consequências.

Agora, mais do que nunca, a mesa diretora que tirar da Câmara a pecha de “puxadinho da casa de Noca”.