26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Centrão comandado por Arthur Lira joga duro para influenciar decisões de governo

Bloco político trava pauta da Câmara pelo controle da Comissão de Orçamento

Arthur Lira: a referência de Jair Bolsonaro dentro da Câmara dos Deputados

A luta pelo controle da Comissão Mista de Orçamento (CMO) paralisou a pauta da Câmara dos Deputados, em Brasília. Lá não se vota nada até que se saiba quem vai dominar a comissão.

O Centrão, comandado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), quer o controle para mostrar a sua força no colegiado ao governo de Jair Bolsonaro. O bloco tem jogado duro neste sentido.

Hoje, os analistas acreditam que é exatamente o Centrão quem tem mais chances de comandar a CMO, exatamente pelos espaços que o grupo criou dentro do governo.

Considerando ainda que o Planalto não faz mais nada no Legislativo sem consultar o deputado Arthur Lira, que virou referência maior do Presidente da República.

A briga é exatamente para impedir que o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) continue com força dentro da comissão e da própria mesa a ser eleita em fevereiro do próximo ano.

O controle da CMO é fundamental para o próprio governo traçar suas estratégias orçamentárias em um cenário de crise que deve perdurar ainda em 2021.

No Legislativo, quem comandar a comissão terá muito mais peso para influenciar nas decisões a serem tomadas pelo governo.

Essa guerra será ainda mais acentuada quando passar o período eleitoral.

Aí é que todos vão saber aonde a onça vai beber água