6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro afirma de forma leviana que ONGs estão incendiando Amazônia

De janeiro a 20 de agosto, o número de queimadas na região foi 145% superior ao registrado no mesmo período de 2018

Não há limites. O presidente Jair Bolsonaro agora disse que as ONGs (organizações não-governamentais) estão por trás das queimadas na Amazônia. O motivo? Por terem perdido “a boquinha” e das verbas e unicamente para atingi-lo politicamente.

Ele, claro, não apresentou evidências das alegações e, indagado se tinha provas do que afirmava, disse que não existem planos escritos nesses casos. Ou seja: mais uma vez, partiu para o achismo. E fala só para os seguidores fieis, que ainda conseguem acreditar nisso.

“O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”. Jair Bolsonaro, presidente.

Bolsonaro afirmou então que “tudo indica” que pessoas se preparam para ir à Amazônia filmar e então “tocaram fogo” na floresta. Tudo sem provas ou indícios das acusações que fazia, pois para eles isso “não tem um plano escrito” e “não é assim que se faz”.

Enquanto isso, a quantidade de focos de incêndio registrados na Amazônia em 2019 é uma das maiores dos últimos anos. De janeiro a 20 de agosto, o número de queimadas na região foi 145% superior ao registrado no mesmo período de 2018.

Desde o início deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora os focos de queimadas no país, já detectou mais de 72 mil pontos, especialmente nos Estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas. O número é 83% maior que no mesmo período de 2018 –um ano atípico por ter sido muito úmido– e o maior dos últimos sete anos.

Como reação, com mais de 36 mil mensagens, #ONG está nos Trending Topics no Twitter. A palavra está nos assuntos mais falados porque Bolsonaro disse que “ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia para chamar atenção contra o governo“. A maioria das mensagens detona o presidente. Confira algumas.