20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Vídeos

Com queda de sinal, último debate entre Dantas e Cunha tem nova troca de acusações

Enquanto o atual governador seguia afirmando que continuará com as ações de Renan Filho, senador desviava sobre seu apoio a Bolsonaro

Na noite desta quinta (27), a TV Gazeta realizou o último debate do 2º Turno para as eleições do Governo de Alagoas, entre o atual governador Paulo Danras (MDB) e o senador Rodrigo Cunha (União Brasil).

E novamente, mais do que pelas propostas apresentadas, o debate ficou marcado pela troca de acusações entre os candidatos. Algo que só foi superado pela falha técnica, que tirou do ar o debate por mais de 20 minutos.

Já enquanto estiveram no ar, a tocada foi a mesma de toda a campanha: ataques pessoais, acusações de roubo e corrupção. Suas propostas de governo para a gestão que começa no próximo ano ficaram para segundo plano.

A troca de ofensas começou logo no começo, quando o tema era livre, e continuou no segundo bloco, apesar deste ter temas pré-determinados.

Dentre as únicas propostas de Cunha, que priorizou falar em corrupção, estava uma voltada para o turismo, providenciando uma interligação entre as regiões para que o visitante encontre o turismo religioso, o ecoturismo, com a criação das primeiras escolas técnicas de formação e capacitação no estado para jovens e adultos que queiram se profissionalizar.

Por outro lado, Paulo Dantas falou mais sobre saúde pública, como a manutenção e criação de hospitais.

Já Paulo Dantas expôs a propostas para a saúde pública como manutenção e criação de hospitais. ” Eu vou também, através do Programa Mais Médicos, levar médicos para todas regiões do estado de Alagoas para cuidar de você que precisa de médico, para cuidar de você que é mais humilde”, completou o governador.

Claro, ambos voltaram para o ataque novamente no terceiro bloco, embora tenha Dantas afirmar que vai dar continuidade à obra do Canal do Sertão e Rodrigo Cunha dizer que vai criar escolas técnicas rurais.

Porém, os candidatos logo voltaram aos ataques e acusações no terceiro bloco. Em outro momento, Paulo Dantas afirmou que vai dar continuidade à obra do Canal do Sertão e Rodrigo Cunha disse que vai criar escolas técnicas rurais.

Confira as considerações finais do último bloco:

“Eu quero agradecer demais a todos os alagoanos que me dão força no dia-a-dia, que sabem que o 44 hoje não é apenas o número do Rodrigo, mas é o número de todos que amam o estado de Alagoas, que não se sentem bem em ver o nome do nosso estado nas páginas policiais e que querem se livrar dessa pecha política negativa que tanto puxa o estado para baixo. A roubalheira, crimes de mando, impunidade, de um cidadão que aparece agora como se já fosse o autor de vários outros projetos. Não, não, não. Ele é o autor várias ações criminosas que a polícia e o Ministério Público querem esclarecimento. Ele aqui teve oportunidade e não falou nenhuma vez como comprou 25 apartamentos e uma mansão de 8 milhões de reais. Aqui, não. O Rodrigo Cunha tem história e a minha história é muito mais que política. É de vida. Eu estou aqui para fazer com que você que está me assistindo não perca a esperança em dias melhores. Acredite. Tenha esperança. Você vai ser o seu estado sendo orgulhado por alguém que superou os obstáculos dessa vida com muita fé. E Alagoas está tendo um livramento. No primeiro turno, quem não conhecia Paulo Dantas pode até ter votado por vários motivos. Pela campanha, pela comunicação, porque alguém pediu. Agora a conversa é outra. Segundo turno. A máscara caiu. O cidadão que aqui repete o que lhe é passado é limitado, envergonhou Alagoas para o país interior em quatro meses. Imagina em quatro anos. É disso que a gente tem que se livrar. Eu chamo todos vocês para que junto comigo a Jó Pereira coloque todos os seus sonhos, necessidades e também ambições em algo real, em busca de um emprego de qualidade. Aqui o alagoano vai parar de sobreviver. Vai viver com qualidade, dignidade. Seu direito vai ser respeitado. Quem está garantindo aqui é Rodrigo Cunha . Não são terceiros. É Rodrigo Cunha. Ele tem que falar dele e não, de outros. Rodrigo Cunha você conhece, você confia”. Rodrigo Cunha.

“Querida alagoana e alagoano, muito obrigada por acompanhar todo esse debate. E eu quero iniciar parabenizando o presidente Lula, que completa mais um ano de vida, e agradecê-lo porque ele esteve aqui comigo, me dando apoio e disse ‘governador Paulo, eu já passei por isso, eu já passei por uma armação dessa, por um golpe, mas a verdade vai vencer’. E graças a Deus, a mentira acabou. Nós vencemos no Supremo Tribunal Federal com cinco votos a zero, desmascarando a armação de Rodrigo Cunha e de Arthur Lira definitivamente. Eu voltei ao palácio para dar continuidade ao trabalho iniciado por Renan Filho, para continuar o cartão CRIA, o cartão Escola-10, a valorização dos servidores públicos, as mais de 300 obras que geram mais de 50 mil empregos. São obras como estradas, duplicações, creches, hospitais, UPAs. Obras que melhora a vida do cidadão, que promovem desenvolvimento aqui em Maceió, com o Vida Nova nas Grotas, como as clínicas da família, como os parques lineares, como em Arapiraca. Em Alagoas de ponta a ponta. As duplicações de Arapiraca, porque quando Arapiraca cresce, o estado de Alagoas todo cresce. Você de Arapiraca, você tenha certeza absoluta que nós vamos investir massivamente aí para gerar emprego e desenvolvimento para você. E nós apresentamos ao longo dessa campanha propostas inovadoras e nós temos recursos garantidos para cumprir, como Programa Correria, que vai isentar IPVA de motos de até 170 cilindradas e também para motoristas de aplicativo, que não vão pagar IPVA mais. O Mais Médicos Alagoas, o Auxílio-Chuvas que eu fiz, a Maratona de Cirurgias e tantos outros projetos que ajudam a melhorar a sua vida”. Paulo Dantas.

2º Turno

A eleição para o 2º turno acontece no domingo, 30 de outubro, das 8h às 17h. Alagoanos também votam no presidente, escolhendo entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Segundo pesquisas desta semana, Paulo Dantas tem ligeira vantagem diante de Cunha. Já Lula é o favorito para receber mais votos em Alagoas.