O comércio brasileiro tem o comércio varejista mais caro do mundo. Isso é o que diz uma pesquisa do Índice Zara, instituto de pesquisas do Banco BTG Pactual.
O relatório do Índice Zara compara uma cesta de 12 produtos do setor de vestuário em 44 países. Comparado aos preços praticados nos Estados Unidos, por exemplo, os produtos no comércio brasileiro são 18% mais caros.
De acordo com o documento, a valorização do dólar aumentou a competitividade de alguns mercados. No entanto, o Brasil foi uma exceção à tendência. Mesmo com a desvalorização do real ante ao dólar, o mercado brasileiro se classifica como o mais caro do ranking.
Logo abaixo do Brasil ficou o Japão. No país oriental, as peças são 4% mais caras do que nos Estados Unidos.
Do outro lado da tabela estão 4 países: Eslováquia, Eslovênia, Portugal e Espanha. Os 4 contam com preços 36% mais baratos em relação aos EUA.
O relatório indica as incertezas geradas pelas eleições presidenciais em outubro de 2018 como justificativa para a liderança do Brasil no ranking. Em 2016, último levantamento realizado, os preços do mercado brasileiro estavam 22% mais baratos do que os dos EUA. Em 2015, o mercado brasileiro estava 0,1% mais barato que o norte-americano.
Em 2014, o 1º ano do índice, os valores dos produtos no Brasil também registraram os valores mais elevados. Apresentaram uma taxa 21,5% maior do que a dos Estados Unidos.