28 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Convenções: Partidos já definiram cinco candidatos a Presidente da República

Prazo para aprovação dos nomes acaba em 5 de agosto

Cinco candidatos a presidente da República foram definidos neste primeiro final de semana de convenções nacionais: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Vera Lúcia (PSTU). Com prazo para se decidirem até 5 de agosto, os candidatos precisam se registrar na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

Em suas convenções nacionais, o PSL, o PDT e o PSC não escolheram os candidatos a vice. A direção nacional do PDT deve articular as alianças e o vice de Ciro Gomes, enquanto que o PSC demonstra disposição de ter uma mulher na sua chapa. Já no PSL, o nome forte para compor a chapa de Bolsonaro é o da advogada Janaina Paschoal, que participou da convenção ao lado do candidato a presidente.

O PSOL formou a indígena Sônia Guajajara será a candidata a vice de Boulos e disputará as eleições de outubro coligado com o PCB, que realizou convenção na última sexta-feira e aprovou a aliança. O PSTU não fará coligações e Vera Lúcia terá Hertz Dias como vice.

O PMN e o Avante decidiram não lançar candidatos a Presidência da República. Pelo Avante, o foco são nos deputados federais: a chapa pretende eleger pelo menos cinco dos seus 80 membros. Já o PMN decidiu que não apoiará nenhuma chapa nas eleições presidenciais.

No próximo sábado (28), devem reunir-se SD, PTB, PV, PSD e DC.