19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Covid-19: Pandemia completa dois anos e pode já ter matado mais de 18 milhões no mundo

Esse número é mais de três vezes maior do que a contagem da OMS de quase 6 milhões de mortes oficialmente relatadas

Dois anos após a Organização Mundial da Saúde declarar o coronavírus uma pandemia global , uma nova pesquisa sugere que cerca de 18,2 milhões de pessoas morreram em todo o mundo como resultado.

Esse número é mais de três vezes maior do que a contagem da OMS de quase 6 milhões de mortes oficialmente relatadas por Covid-19 até o final de 2021.

Cerca de 1,13 milhão de americanos morreram devido à pandemia, estimam os pesquisadores. Em comparação, o total atual de mortes relatadas por Covid-19 nos EUA é de cerca de 960.000.

Já o Brasil registrou mais de 654 mil óbitos em decorrência da covid-19, segundo país com mais mortes no mundo, atrás, apenas, dos Estados Unidos.

Os novos números, publicados quinta -feira no The Lancet , são baseados no número de “mortes em excesso” em países ao redor do mundo.

Os pesquisadores determinaram quantas mortes adicionais ocorreram de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2021, modelando o número de mortes “esperadas” em anos não afetados por uma pandemia global, em comparação com o número total que realmente morreu por qualquer causa.

A estimativa é anterior ao pico da variante Omicron em muitos países, o que gerou grandes ondas de mortes nos últimos meses.

Muitas das mortes adicionais nos últimos dois anos podem estar diretamente ligadas a casos de Covid-19. No entanto, os autores do estudo dizem que uma variedade de outros fatores – desde a subnotificação de infecções até a pressão da doença nos hospitais – podem explicar o número sem precedentes de mortes adicionais durante a pandemia.

“Mais pesquisas ajudarão a revelar quantas mortes foram causadas diretamente pelo COVID-19 e quantas ocorreram como resultado indireto da pandemia”, disse Haidong Wang, principal autor do artigo, do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde. um lançamento.