25 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

De 1º de outubro até agora Bolsonaro trabalhou só 24 minutos por dia

Levantamento com base na agenda presidencial é do Congresso em Foco

Bolsonaro está recluso no Palácio da Alvorada desde a derrota em 30 de outubro

Do dia 1º de outubro — véspera do primeiro turno das eleições — até a quarta-feira, 9 de novembro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) trabalhou somente cerca de 24,25 minutos por dia.

Dos 40 dias consultados, o presidente só teve compromissos em 11 deles. O levantamento foi feito pelo Congresso em Foco, com base nas agendas oficiais do presidente da República que foram divulgadas.

Ao todo, o presidente trabalhou 16 horas e 10 minutos no período, equivalente a duas jornadas de oito horas praticadas pela maioria da população empregada.

Nas agendas de Bolsonaro, o compromisso mais longo teve seis horas de duração: sua participação no círio de Nazaré, em Belém (PA), no dia 8 de outubro, visto por muitos como um ato de campanha.

Já no dia 5 de outubro, o único compromisso do presidente foi uma reunião de 10 minutos com Renato de Lima França, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Após o segundo turno das eleições, Bolsonaro abandonou de vez o trabalho e passou a viver recluso no Palácio da Alvorada.