28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Defesa Civil alerta para possível alagamento nos bairros próximos ao Rio Mundaú

Alerta em vigor traz ênfase para Fernão Velho e Rio Novo

Defesa Civil alerta para possível alagamento nos bairros próximos ao Rio Mundaú
O nível do rio Mundaú está em elevação.
O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC) emitiu boletim com as atualizações das chuvas que caem em Maceió desde a manhã da última terça-feira (24).

O último alerta traz atenção para a situação do Rio Mundaú, que tem alerta vigente para a possibilidade de inundação das casas mais próximas nas próximas horas, com ênfase nos bairros de Fernão Velho e Rio Novo.

Equipes do setor operacional já estão no local alertando os moradores sobre o nível do rio, que está em elevação e poderá transbordar, caso o nível suba.

A coordenadora do CIMADEC, Caroline Lima, explica que os técnicos continuam em atenção para, caso seja necessário, seja feita a retirada das famílias, para salvaguardar as vidas.

Acumulado de chuvas

Durante todo o mês de maio já choveu cerca de 356 mm, o que representa aproximadamente 21% a mais do que esperado para o mês inteiro.

Somente nas últimas 24h, os pluviômetros (equipamentos que registram a quantidade de chuvas) de Maceió mediram cerca de 235 mm.

A previsão é que a chuva continue durante esta quarta-feira (25), podendo se estender até amanhã (26), mas as equipes continuam em monitoramento para atualização dos dados.

A Defesa Civil de Maceió recebeu 134 chamados até o início da tarde de hoje, e segue acompanhando as situações causadas pelas chuvas em toda a cidade.

Equipes da Defesa Civil continuam atendendo as ocorrências. Foto: Pedro Henrique/Ascom Defesa Civil
Equipes da Defesa Civil continuam atendendo as ocorrências. Foto: Pedro Henrique/Ascom Defesa Civil

Mensagens de alerta

Sempre que há necessidade, a Defesa Civil de Maceió emite os avisos e alertas meteorológicos por meio do envio de SMS para os telefones cadastrados.

Para se cadastrar e receber as mensagens basta enviar o CEP da localização por SMS, para o número 40199, de forma gratuita.

Nos casos de risco de desabamento e/ou deslizamento, as famílias devem acionar a Defesa Civil através do número 199 e 156 para receberem os atendimentos necessários.