20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Deputado Janones diz ter evidências para afirmar que ‘bolsonarismo é neo-nazismo’

Deputado mineiro defende a criação de uma frente parlamentar antifascista na Câmara

Janones diz ter 16 evidências de neo-nazismo no bolsonarismo

O deputado federal André Janones (Avante-MG) disse em postagem nas redes sociais que tem “evidências para afirmar que bolsonarismo é neo-nazismo”.

Segundo ele, existem dezesseis “evidências” que comprovam que o bolsonarismo possui “características do chamado neo-nazismo”

O parlamentar mineiro declarou que está está recolhendo assinaturas para a criação de uma frente parlamentar antifascista. O objetivo da frente parlamentar seria debater e comprovar a relação dos grupos de extrema direita.

Janones se destacou nas eleições de 2022 como apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  e por se destacar nas redes com métodos de confronto antes associados ao bolsonarismo. Ao parlamentar ficou associado o termo cunhado como ‘Janonismo Cultural’.

Após começar o mandato de forma mais tímida, o deputado voltou a movimentar as redes fazendo frente a Nikolas Ferreira após episódio da peruca no Dia Internacional da Mulher. Janones é o único parlamentar governista na lista dos mais populares digitalmente divulgada pela Genial/Quaest no início de abril.