22 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Dirceu se entrega e está na sede da PF em Curitiba

Dirceu foi condenado em 2017 pelo juíz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, a 11 anos e três meses de prisão por receber cerca de R$ 2 milhões em propinas

José Dirceu se entregou na sede da PF, em Curitiba

Foram mais de cinco horas de atraso, mas José Dirceu (PT) se entregou, por volta das 21h20 de sexta-feira (18) na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba para cumprir pena no processo no qual foi condenado na Operação Lava Jato.

Um acidente na rodovia BR-116 fez com que o ex-ministro não cumprisse o prazo determinado pelo juiz federal Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Dirceu deveria ter se apresentado até as 16h. Ele viajou de Brasília para Curitiba de carro, com seu advogado, Roberto Podval, após o TRF-4 negar um último recurso do ex-ministro na segunda instância contra a sentença.

Lula brincou com o fato de José Dirceu estar sendo levado para a mesma Superintendência da PF onde ele está preso desde abril do ano passado. O ex-presidente disse que, “se Dirceu quiser, tem um cantinho para ele”.

Condenação

Dirceu foi condenado em março de 2017 pelo então titular da 13ª Vara, Sergio Moro, atual ministro da Justiça, a 11 anos e três meses de prisão por receber cerca de R$ 2 milhões em propinas ligadas a contratos da Petrobras entre 2009 e 2012. O TRF-4 diminuiu a pena para oito anos e dez meses.

O ex-ministro já chegou a ficar preso, em Brasília, entre maio e junho de 2018 em razão de uma outra condenação na Lava Jato, cuja pena é de 30 anos, noves meses e dias de prisão. Ele, porém, foi solto por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).