20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dr. Wanderley é o novo Governador de AL; Dantas poderá assumir em 2023 caso vença no 2º Turno

STJ confirmou na noite de quinta o afastamento do governador Paulo Dantas (MBD) até o final do atual mandato

Passado o julgamento do STJ,  que confirmou na noite de ontem (13) o afastamento do governador Paulo Dantas (MBD) até o final do atual mandato, eleitor e mesmo toda a população pode ter ficado com algumas dúvidas sobre quem assumirá o cargo neste ano. Ou mesmo se Dantas seguirá na disputa da reeleição. Aqui confirmamos alguns dos fatos:

Afastamento

Principal alvo de uma operação da PF, Dantas foi afastado no mesmo dia em que agentes federais cumpriam mandados em endereços como o Palácio do Governo ou a sede da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

O afastamento, de 180 dias, foi julgado ontem. Como Dantas possui menos que isso em seu atual mandato, a relatora mudou sua proposta e os ministros confirmaram que ele deve ser afastado apenas até o final do atual mandato.

Leia mais: Afastado, Dantas diz respeitar decisão do STJ, mesmo discordando do processo

Ainda candidato

O próprio TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já havia adiantado: não há impedimentos para que Dantas siga como candidato nas eleições deste ano. Ele, portanto, segue como o nome do MDB na chapa com o vice Ronaldo Lessa (PDT, atual vice de Maceió), e ainda disputa a reeleição.

Caso ele vença o rival Rodrigo Cunha (União), o próprio STJ já garantiu que não haveria impedimentos de uma diplomação já em 1º de janeiro de 2023. Assim, ele poderia iniciar um novo mandato normalmente.

Novo Governador

Quando eleito de forma indireta na ALE, o então deputado estadual Paulo Dantas tinha como seu vice o Dr. Wanderley. Este, portanto, assume até o final do ano o governo do estado.

Dr. Wanderley foi eleito deputado estadual e será diplomado para mandato legislativo na Casa Tavares Basto no início de fevereiro de 2023. Portanto, até 31 de Dezembro de 2022, ele seguirá como governador de Alagoas.