12 de dezembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Editais de Obras Literárias 2019: Inscrições terminam neste sábado

Editais contemplam escritores alagoanos que desejam publicar obras ficcionais, não ficcionais e/ou de literatura infantil

As inscrições para os três novos editais literários da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, abertos desde dezembro do ano passado, encerram neste sábado (19). A oferta contempla escritores alagoanos ou radicados em Alagoas que possuam obras inéditas nos segmentos de Ficção, Não Ficção ou Literatura Infantil.

Os títulos selecionados serão lançados na 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no segundo semestre de 2019.

Entre os mais aguardados, está o Edital para Publicação de Obras Ficcionais, que engloba livros de poesia, crônicas, contos e romances. Já para os interessados em literatura infantil, a Imprensa Oficial abriu processo seletivo para a Coleção Coco de Roda – o edital, lançado a cada dois anos, tem a missão de selecionar cinco novas “historinhas” que despertem o prazer da leitura entre a criançada, com foco na identidade sociocultural alagoana.

Além dessas duas ofertas de incentivo à produção literária, a grande novidade deste ano é o Edital para Publicação de Obras Não Ficcionais, que prevê o lançamento de projetos editoriais como livros de receitas, fotografias, arte, reportagens, história e ensaios.

“A Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem o papel de fomentar e alavancar o mercado editorial de Alagoas. Com o lançamento do novo Edital para Publicação de Obras Não Ficcionais, vamos diversificar, ainda mais, os gêneros literários lançados pela nossa editora e ampliar as oportunidades de publicações entre os escritores locais”. Diretor-presidente do órgão, Dagoberto Omena.

Sobre os editais

Cada autor pode participar de todos os editais, simultaneamente, mas apenas com uma obra por processo seletivo. As regras e os critérios de todos os concursos literários estão disponíveis no endereço eletrônico da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que pode ser acessado aqui.

Com isenção, impessoalidade e autonomia, os processos seletivos contam com avaliação de equipe técnica de pareceristas – mestres e doutores em Letras e Linguística –, organizada e gerenciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Todos os livros inscritos são apresentados sob anonimato aos especialistas, que avaliam os textos sem saber quem são seus autores.