7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Empresas tem 30 dias para retiraram catraca alta de coletivos

Lei aprovada na Câmara de Maceió, que proíbe catracas altas, motivo de reclamação dos passageiros, ainda não é seguida

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deu 30 dias para que as empresas de ônibus urbanos de Maceió retirem as catracas altas dos coletivos. Segundo o superintendente Antônio Moura, o ofício foi encaminhado para as empresas na segunda-feira (9).

Multas às empresas e até mesmo o lacre de veículos pode acontecer, caso a norma de um mês não seja seguida. As empresas assim tem um novo prazo para as retiradas.

As empresas afirmaram que irão retirar as catracas, mas ainda não definiram uma data. Elas devem se adequar às Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e considerar o item 38.5.9 da NBR 15.570/2009 que dispõe da possibilidade de instalar dispositivos que evitem a evasão de passageiros, porém sem constituir risco potencial aos usuários.

Assim como a retirada das catracas, será preciso que as empresas de Maceió efetuem a instalação de sistemas de segurança equipados com dispositivos GPS e botão do pânico em todos os veículos de transporte público.

Mais de um mês após a aprovação na Câmara de Vereadores da lei que proíbe estas catracas, os ônibus ainda permanecem com as elevadas, instaladas no ano passado, que têm sido motivo de reclamação dos passageiros.

No último dia 22, o secretário da SMTT, Antônio Moura, se reuniu com vereadores, autores das leis ainda não seguidas, para garantir sua aplicação.