28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Equipe de Psicologia do Hospital da Mulher realiza ações em alusão ao mês do orgulho LGBTQIAPN+

A iniciativa tem como propósito a promoção de ações contra a discriminação e promoção de igualdade e o respeito à pluralidade

Equipe de Psicologia do Hospital da Mulher realiza ações contra discriminação à população LGBTQIAPN+. Foto: Carla Cleto e Joyce Marques

Em alusão ao mês do orgulho LGBTQIAPN+, o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, promoveu ações contra a discriminação e promoção de igualdade e o respeito à pluralidade. O objetivo é levar à população esclarecimento em relação às múltiplas orientações sexuais e identidades de gênero.

A equipe de psicólogos realizou a I Mostra da Diversidade LGBTQIAPN+, como também uma sala de espera aos pacientes do ambulatório, enquanto eles aguardavam atendimento. Além de palestras, eles assistiram a vídeos sobre os novos formatos de famílias para levar aos pacientes uma breve reflexão sobre o respeito à diversidade, visando reduzir as diversas formas de preconceito contra esta população.

“Devido ao preconceito existente na sociedade, a população LGBTQIAPN+, em especial travestis e transexuais, sofre exclusão social, muitas vezes sendo submetidos à situação de pobreza e vulnerabilidades sociais, como a dificuldade até em acessar os serviços públicos”, frisou o psicólogo Bresser Diniz.

Ainda de acordo com o profissional, a vivência cotidiana de situações de violência, preconceito e discriminação, que são muitas vezes agregadas pela condição de raça e cor, faz com que grande parte desta população abandone os estudos, prejudicando sua inserção no mercado de trabalho e o livre e pleno exercício de sua cidadania.

“Por isso é importante que, não somente durante o mês de junho, mas em todo ano, dialoguemos sobre o combate ao preconceito, para que todos possam ser incluídos à sociedade com o respeito que merecem”, completou Bresser Diniz.