20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Escritório de advocacia pergunta a candidatos a emprego o que acham de Lula e Bolsonaro

Nas redes sociais, a posição do escritório é a de que a eleição de Lula traria uma possível crise econômica

Um escritório de advocacia de São Paulo viralizou nesta semana por causa de seu processo seletivo para preenchimento vaga, que inclui entre as perguntas a opinião dos candidatos sobre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Candidatos ao posto de estagiário do escritório Almeida, fundado pelo advogado trabalhista Rafael Almeida, tinham que preencher um formulário que, entre outras questões, pedia avaliação dos dois políticos.

Era precisa responder à questão “para você, Lula é” e escolher entre as opções “herói”, “bandido”, “mentiroso” e “salvação” e depois “para você, Bolsonaro é”, é obrigatório escolher entre as alternativas “herói”, “genocida”, “ex-presidente” e “bandido”.

Apesar da prática ser considerada discriminatória e as questões enviesadas, o escritório, que confirmou a existência das perguntas, negou qualquer discriminação.

O MPT pode questionar a forma pela qual a seleção foi feita e pode abrir ação civil pública contra quem a promoveu, com pedido de indenização à sociedade. A tendência é que essa seja considerada uma prática discriminatória pela Justiça.

Vale constar que nas redes sociais, a posição do escritório é a de que a eleição de Lula traria uma possível crise econômica.