14 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Etsal/Uncisal recebe Certificado de Pertencimento à Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública

Certificado é reconhecimento à formação oferecida a estudantes e profissionais que integram o SUS na capital e nos municípios alagoanos

Unidade acadêmica da Uncisal e única escola técnica pública de saúde de Alagoas, Etsal recebe certificado da RedEscola. Foto: Ascom Uncisal

Desde o dia 14 de março de 2024 a Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora (Etsal), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) passou a fazer parte da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – RedEscola, composta por instituições formadoras comprometidas com a qualidade da formação na saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Um Certificado de Pertencimento à RedEscola foi entregue à direção da Etsal.

Segundo a diretora-geral da Etsal, Janaina Andrade, fazer parte da Rede Escola é um reconhecimento de que a Etsal está contextualizada com todo movimento entre as instituições de ensino de saúde no Brasil e também pode ofertar as suas expertises em nível nacional.

“A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública é representada por várias escolas de saúde pública, escolas técnicas de saúde e também universidades, todas ligadas ao Ministério da Saúde. Então, é uma rede que se propõe a dar impulso aos processos, acompanhando a evolução, sugerindo programas”, afirmou a diretora.

Segundo ela, quem recebe o certificado como participante da Rede tem a comprovação que faz parte de um coletivo comprometido com a cultura de cooperação, com a construção compartilhada e com a circulação de conhecimentos.

“Enfim, tudo que se refere ao desenvolvimento de competências no interior do SUS. Será muito bom para a Etsal porque a missão da Rede Escola é articular e fortalecer as escolas e centros formadores em saúde pública ou saúde coletiva, por meio de estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da educação na saúde”, completou Janaina Andrade.

Papel da Etsal

A Etsal, única escola técnica pública de saúde de Alagoas, atua nos níveis, fundamental e médio, promovendo uma educação profissionalizante de qualidade nas diversas modalidades de ensino técnico multiprofissional. A sede administrativa compõe o segundo campus da Uncisal e foi batizada com o nome da professora Valéria Hora, em homenagem à  médica patologista alagoana de grade atuação em Alagoas e referência por defender e lutar pela valorização da categoria profissional de enfermagem de nível médio e demais categorias de nível médio da saúde. A unidade é responsável pelo planejamento, execução e avaliação das atividades de ensino técnico-profissional.